28/08/2020

CÁTEDRA DE EDUCAÇÃO ADVOCATÍCIA

ESA – OAB/SP

ALYSSON LEANDRO MASCARO

É com imensa satisfação que a Escola Superior de Advocacia de São Paulo - ESAOABSP, anuncia a Cátedra de Educação Advocatícia da ESA – OAB/SP que irá tratar da formação profissional da advocacia, suas demandas, impasses, horizontes e perspectivas, mediante pesquisas, elaborações teóricas, aulas, cursos e eventos.

A Cátedra buscará concretizar o múnus da ESA – OAB/SP de qualificar a formação das advogadas e advogados, desenvolvendo e consolidando conhecimentos, disponibilizando-os publicamente. A Cátedra tem o propósito de ser o mais qualificado espaço brasileiro de pesquisa, ensino e extensão em torno da educação advocatícia.

O Titular da Cátedra de Educação Advocatícia da ESA – OAB/SP, Prof. Dr. Alysson Leandro Mascaro, liderará as reflexões a respeito da temática e proferirá cursos e aulas magnas, atividades de congressos, seminários e outros eventos, produzindo, ainda, textos e livro, articulando um conjunto de pesquisadores, mestres e doutores, já ligados à ESA.

As atividades da Cátedra se estenderão do segundo semestre de 2020 ao primeiro semestre de 2022 e envolverão aulas magnas, palestras, cursos, seminários, pesquisas e textos – artigos, livros – a serem publicados.

Titular da Cátedra

Alysson Leandro Mascaro. Professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco – USP). Doutor e Livre-Docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP. Advogado. Implantador e Professor Emérito de várias instituições de ensino superior pelo país. Autor, dentre outros livros, de “Filosofia do Direito” (GEN-Atlas), “Estado e Forma Política” (Boitempo) e “Crítica da Legalidade e do Direito Brasileiro” (Quartier Latin do Brasil). Dentre seus estudos e pesquisas sobre ensino e educação do direito, publicou “Sobre a educação jurídica” (In “Educação jurídica em questão”, OAB/SP, 2013).

Atividades de 2020

No ano inaugural da Cátedra, 2020, será oferecido um curso principal, A Educação Advocatícia, aberto a advogados, estudantes de direito e profissionais e pesquisadores de variadas áreas, e que delineará os fundamentos gerais da educação advocatícia, seus problemas e seus horizontes. Além disso, o segundo semestre de 2020 inaugurará as atividades de pesquisa da Cátedra, que resultarão em congressos, eventos e publicações já a partir do final do ano e pelo ano de 2021.